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  1. Objectivos 

  1. Oferecer aos mestrandos uma visão holística e antropológica da saúde, da família e da comunidade no contexto moçambicano, confrontando com as     influências internas e da globalização;
  2. Promover competências para que, após a sua graduação, os Mestres em Terapia Familiar sejam capazes de: 
  • Aliar a teoria à prática no processo de aquisição das competências do terapeuta familliar e comunitário, como profissional e investigador;
  • Aliar o diagnóstico individual com a identificação dos disfuncionamentos familiares e comunitários através da teoria sistémica;
  • Fazer  uso dos diferentes modelos de terapeuta sistémica aplicada à família e à comunidade;
  • Realizar auto-questionamentos e auto-formação através das práticas clínicas supervisionadas, de modo a assumirem com serenidade a profissão de terapeuta;
  • Desenhar e executar estratégias de prevenção e de resolução de problemas de desestruturação das famílias ao nível micro e macro da sociedade.

2. Características

O Mestrado em Terapia Famíliar e Comunitária têm uma componente de investigação e uma componente forte de práticas, materializando, desse modo, a intenção de formar quadros superiores com competências elevadas no "saber fazer" académico e profissional, de forma a serem imediatamente úteis, eficazes e eficientes no mercado do trabalho. trata-se de uma pós-graduação que acolhe como mestrandos candidatos com perfil relevante (licenciados em Psicologia, Medicina, Assitência social ou áreas afins), e com bastante experiência na área psicosocial.

3. Perfil Na sua Vida Profissional

O Mestre em Terapia Familiar e Comunitária realiza actividades de alta complexidade, envolvendo a execução de trabalhos relacionados com o comportamento humano e a dinâmica da família, de grupos e da comunidade, com vista à psicodiagnóstico e intervenção em saúde mental em problemas que envolvam o indivíduo, o grupo e a comunidade.

4. Estrutura do Curso

O curso compreende duas componentes de formação concominantes, realizáveis por um período global de dois anos e que totalizam 120 Créditos Académicos, o que é equivalente a 3000 horas. A componente curricular é constituida por 11 Módulos, o correspondente a 66 Créditos. A componente prática (Estágio, Supervisão  e Coaching I e II) é constituida por 24 Créditos. A isso acrescem 30 Créditos referentes à dissertação de culminação de estudos.

5. Horário e Local de Funcionamento

O curso funciona de segunda à sexta-feira das 16:00h às 20:00h na Faculdade de Educação, 2º andar, Campus Universitário (UEM)-Maputo. O horário pode sofrer flexibilildade depois da negociação entre docentes e estudantes em cada módulo.

6. Facilidades Oferecidas

Os estudantes têm aceso a um Laboratório de Computadores, às Tecnologias de Informação e Comunicação (Internet, e-mail, softwares educacionais) e a um acervo bibliográfico específico da área. Uma sala de Terapia Familiar e Comunitária está em preparação. Os docentes são de reconhecido mérito a nível internacional e nacional.

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